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OBF 2011
OBFEP 2010

Objetivos

A Olimpíada Brasileira de Física na Escola Pública 2011 (OBFEP 2011) é um etapa especial da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) destinada exclusivamente para alunos provenientes do Ensino  Médio e do último ano (9ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas, baseada num tema pré-determinado, e tem como objetivos: 
         a. despertar e estimular o interesse pela Física a partir de um tema da atualidade;
         b. proporcionar desafios aos estudantes;
         c. aproximar a universidade do Ensino Médio e Fundamental;
         d. identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os s e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.


Inscrições

Poderão participar da OBFEP 2011 todos os estudantes que participaram da 2ª fase da OBMEP 2010 no nível 2 ou no nível 3 nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e São Paulo.

Procedimento para cadastro da escola e inscrição de alunos:

Após o cadastro o responsável pela escola receberá um número de identificação da escola (ID) e uma senha de acesso.

OBS: Os alunos interessados em participar deverão ser inscritos na série que cursam no ano de 2011.


Prova

Em 2011 a prova da OBFEP será teórica e aplicada em apenas uma fase a ser realizada no dia 13/09/2011 nas escolas que manifestarem interesse. A prova será específica para a série que o aluno cursa no ano de 2011. Os alunos serão re-agrupados nos seguintes níveis:

  • Nível A: para os estudantes que cursam o 9o ano do Ensino Fundamental;

  • Nível B: para estudantes que cursam as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;

  • Nível C: para estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

A prova será composta por um conjunto de 15 questões objetivas e 5 questões discursivas, baseadas ou não no tema Física e Meio Ambiente. Instruções específiicas para cada nível serão informadas na folha de rosto da prova.


Resultados

O gabarito e os resultados serão divulgados conforme o calendário oficial do evento na página da OBFEP.


Programa para a prova

Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos. Poderão ser incluídas questões sobre assuntos que não constam do programa básico mas, quando o forem, conterão informações suficientes para sua resolução.

Nível A: Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

A - Fundamentos matemáticos necessários

  1. Álgebra fundamental (inclui resolução de equações do 1o e 2º graus);

  2. Geometria plana (calculo de área);

  3. Noções de geometria espacial (cálculo de volume).

B - Noções básicas de Gravitação

  1. Movimentos de rotação e translação;

  2. Estações do ano;

  3. Fases lunares;

  4. Eclipses.

C - Conceitos básicos de Cinemática

  1. Movimento uniforme (equação horária);

  2. Movimento uniformemente variado (equação horária).

D - Leis de Newton

  1. Conceito de massa;

  2. 2ª e 3ª leis.

E - Conceito de Energia

  1. Formas de energia;

  2. Conservação da energia;

  3. Calor e Temperatura;

  4. Escalas termométricas.

F - Medidas de Tempo, Espaço e Temperatura

 

Nível B: Estudantes das 1a e 2a séries do Ensino Médio

A – Mecânica Clássica

  1. Fundamentos da cinemática do ponto material (tratamento escalar e vetorial);

  2. Leis de Newton e suas aplicações;

  3. Trabalho e energia: sistemas conservativos e não-conservativos. Potência e rendimento;

  4. Teorema do impulso, quantidade de movimento e sua conservação;

  5. Gravitação universal;

  6. Estática de corpos extensos;

  7. Hidrostática.

B -Termofísica

  1. Termometria;

  2. Calorimetria e mudanças de fase;

  3. Dilatação de sólidos e líquidos;

  4. Propagação do calor;

  5. Comportamento térmico dos gases. Teoria cinética;

  6. 1ª e 2ª leis da Termodinâmica.

C - Óptica Geométrica

  1. Princípios básicos;

  2. Leis da reflexão e aplicações (espelhos planos e esféricos);

  3. Leis da refração e aplicações (dioptros, lentes e instrumentos).

 

Nível C: Estudantes da 3a série do Ensino Médio

Para os estudantes do 3o ano o programa incluirá os tópicos do nível B e também:

D - Oscilações e Ondas

  1. Oscilador harmônico simples;

  2. Ondas periódicas: transversais e longitudinais;

  3. Propagação, reflexão e refração;

  4. Difração, interferência e polarização.

E - Eletricidade

  1. Carga elétrica e lei de Coulomb;

  2. Campo e potencial elétrico;

  3. Corrente e resistência elétrica, lei de Ohm;

  4. Trabalho e potência em corrente contínua;

  5. Geradores e receptores.

F - Magnetismo

  1. Fenômenos magnéticos;

  2. Lei de Ampère;

  3. Indução Eletromagnética.

G - Noções Básicas de Física Moderna e Contemporânea

  1. Relatividade Restrita;

  2. Modelo atômico de Bohr;

  3. Dualidade onda partícula;

  4. Física Nuclear-radiatividade;

  5. Fusão nuclear;

  6. Fissão nuclear.


Anexos - Informações, solicitações, procedimentos e opções

A:    ELABORAÇÃO DA PROVA E RESPONSABILIDADES DA COMISSÃO DE PROVAS
Em cada ano será nomeado pela Comissão de Coordenação  da OBFEP um coordenador da Comissão de Provas que comporá a citada comissão e coordenará seus trabalhos.

A Comissão de Provas será responsável por:

  • A1 elaborar as questões, problemas e suas respectivas soluções;

  • A2 submeter o trabalho a consultores convidados para verificação de redação e adequação;

  • A3 elaborar os critérios de correção;

  • A4 corrigir a parte discursiva das provas.

B:    CADASTRAMENTO
Qualquer Escola que  em 2010 participou da OBMEP  com alunos nos níveis 2 e 3  participando da 2a fase da OBMEP 2010 poderão participar da OBFEP 2011. Dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço de e-mail dos coordenadores

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

C:    A CONTRAPARTIDA DOS COLÉGIOS E ESCOLAS
A Comissão de Coordenação da OBFEP solicita às escolas uma colaboração para tornar exequível a realização do evento em âmbito nacional nos seguintes aspectos:

  • C1 nomear um docente para Professor Credenciado na escola;

  • C2 incluir no Calendário da Escola a data da prova para que não haja colisões com as atividades normais;

  • C3 estimular a realização da prova  junto aos alunos interessados;

  • C4 receber e aplicar a prova conforme instruções da Comissão de Coordenação;

  • C5 corrigir a parte objetiva da prova de acordo com gabarito fornecido pela Comissão de Coordenação;

  • C6  lançar os resultados da parte objetiva da prova no banco de dados da OBFEP;

  • C7 enviar pelos Correios , à Comissão de Coordenação da OBFEP ,a parte discursiva da prova dos alunos classificados conforme instruções da Comissão.


Apoio
Realização
Secretaria Geral
Rua do Matão, travessa R, 187 - Edifício Sede
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Tel: 55-11-3814-5152 | Fax: 55-11-3814-6293